Serão concedidas 18 bolsas, no valor de R$ 20 mil, para residências com três meses de duração cada uma. Os projetos devem contemplar as linguagens alcançadas pela Funarte: circo, dança, teatro, música e artes visuais.

Somente pessoas físicas podem concorrer no processo seletivo. Os candidatos devem ser brasileiros (natos ou naturalizados), ou estrangeiros residentes no País. Podem ser inscritos apenas projetos individuais.

As Estações Cidadania – Cultura

As Estações Cidadania – Cultura são equipamentos culturais públicos do Governo Federal do Ministério da Cidadania, localizados em áreas de vulnerabilidade social, em cidades de todas as cinco regiões do país. O objetivo dessas instituições é “oferecer ações culturais, práticas esportivas e de lazer, atividades de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, bem como promover a cidadania”. Esses espaços públicos são construídos por meio de parceria entre a União e os municípios. Já a gestão de cada unidade é compartilhada entre as prefeituras, a comunidade e as entidades locais, por meio de de um “grupo gestor tripartite”, formalmente constituído.

A lista das Estações Cidadania – Cultura aptas a receber projetos para o edital está disponível no anexo VI do texto. Obrigatoriamente, o artista deverá escolher uma unidade fora da região geográfica onde reside. Acesse mais informações sobre esse tema no edital.

Experimentação, intercâmbio cultural e transformação social

As residências contempladas deverão promover o deslocamento do artista inscrito “para um espaço de experimentação, pesquisa e criação que possibilite a troca de experiências” e conhecimentos; e intercâmbio entre linguagens; além do compartilhamento das realidades entre os artistas e outros profissionais envolvidos. Essa troca deve alcançar as comunidades onde as estações se localizam. O foco das propostas deve ser “contribuir para a transformação social dos territórios de vulnerabilidade onde estão localizadas as Estações”, diz o edital.

Alcance em todas as regiões

Para contemplar todas as cinco regiões do País, as 18 bolsas serão distribuídas com um critério. Serão quatro para cada uma das regiões: Sul, Sudeste e Nordeste; três para a Região Norte; e três para a região Centro-oeste. No caso de não haver nenhum classificado em uma ou mais regiões, um dos selecionados de outra área geográfica poderá ser remanejado para a região desassistida – obedecendo à ordem de classificação, e o disposto no item 6.2 do edital.

 

Inscrições: Estão abertas até dia 1º de agosto.
Recursos: 18 bolsas, no valor de R$ 20 mil
Edital, Inscrições e Mais: Link do edital